Aprenda a organizar prateleiras de supermercado estrategicamente e aumentar suas vendas com técnicas simples.
A organização das prateleiras é um dos pontos mais importantes para supermercados.
Dependendo da forma como as prateleiras são organizadas, você consegue vender mais ou menos.
Pode parecer supérfluo, mas a disposição dos produtos nas prateleiras em um supermercado é o que faz com que eles chamem mais atenção dos clientes para o lugar correto.
Assim, aplicando algumas estratégias, você consegue melhorar a saída de itens presos no estoque, aumentar a lucratividade e alavancar a receita.
É o que vamos aprender no post de hoje.
Qual a importância de ter prateleiras organizadas?
Se um cliente caminha pelos corredores do seu supermercado e encontra as prateleiras organizadas aleatoriamente, é bem provável que ele se sinta confuso e até mesmo vá embora.
A organização é a chave do sucesso. Manter e organizar os produtos estrategicamente, além de garantir a satisfação do cliente, aumenta as vendas.
Isso tem relação direta com a facilidade de encontrar algum produto, que é um fator determinante na hora das compras.
Além disso, chamar atenção para os produtos que você mais quer vender é algo simples de ser feito com a organização das gôndolas.
Impacto visual
O impacto visual é quando o cliente nota prontamente que um produto está ali, causando a sensação de necessidade.
Ele simplesmente precisa daquele produto, que está disposto de uma forma tão atrativa, que se torna irresistível.
Limpeza e organização
Ninguém gosta de pegar produtos empoeirados das prateleiras, por mais tempo que eles estejam ali.
Algo essencial na organização de prateleiras de supermercados é a limpeza, pois traz a sensação de frescor e de que o cliente está comprando algo novo.
Comunicação no PDV
É impossível organizar prateleiras de supermercado e vender melhor se a sua comunicação não for eficiente.
A precificação deve estar em dia e não pode faltar para nem um único produto sequer.
Além disso, é interessante manter os destaques devidamente indicados, promoções devem chamar mais atenção e novidades precisam se fazer notar.
Posicionamento dos produtos
A principal estratégia para organizar prateleiras de supermercado e vender melhor é o posicionamento correto dos produtos.
Em primeiro lugar, vem a divisão de altura.
Acima da cabeça
Aqui, devem ficar os produtos de menor saída, que não são tão interessantes para o consumidor, pois é um campo que fica fora de sua visão.
Linha dos olhos
A área nobre quando você está organizando as prateleiras. Aqui, coloque os produtos mais lucrativos e os que pedem compra por impulso. Entenda que os mais lucrativos não são, necessariamente, os mais caros, e sim os que dão maior lucro.
Ou seja, aqueles que possuem a maior diferença entre custo de compra e valor de venda.
Linha da cintura
Aqui devem ficar os produtos de alta procura, que o cliente certamente estará buscando. Eles ficam acessíveis e não entram na frente dos produtos de maior lucratividade (linha dos olhos).
Abaixo da cintura
Nesta parte, você deve colocar os produtos que o consumidor vai comprar de uma forma ou de outra. São itens essenciais, que ele não vai deixar de fora do carrinho.
Escolhe-se esta altura para deixar as mais altas para produtos que se quer vender mais, pois os que ficam abaixo da cintura têm saída garantida.
Chão
Na linha do chão, a prioridade é para os produtos mais pesados. Se não houver, faça uma extensão da seção anterior.
Outra opção é colocar os produtos mais baratos, que você não tem tanto interesse assim de vender.
Organização agrupada
A organização agrupada de produtos é outro ponto importante. São 3 tipos mais recomendados.
Vertical
É a principal forma de organizar prateleiras de supermercado e vender melhor.
Coloque o mesmo produto desde a prateleira de cima até a de baixo, em posição vertical, com no máximo 10 unidades lado a lado.
Isso dá espaço para que o cliente visualize amplamente a presença dos produtos e não perca nada enquanto caminha.
Blocos
Semelhante à anterior, porém, feita em blocos. Separe os blocos por tipos de produtos, geralmente da mesma marca, e novamente sem muitos produtos lado a lado.
Horizontal
Ainda é utilizada, porém, pouco recomendada. Colocar muitos produtos lado a lado e outros nas prateleiras de baixo e de cima, pode fazer o cliente não notar todos os produtos disponíveis enquanto caminha.
Além dessas três formas, há também a organização para data comemorativa, que deve seguir os padrões vertical ou por blocos.
Etiquetas são essenciais
Você precisa garantir que a precificação está impecável. Isso porque, se o cliente não encontrar o preço de um produto, as chances de compra são menores do que 10%.
A recomendação é que você tenha os seguintes itens:
- Etiquetas de preço
- Porta etiquetas
- Trilhos para etiquetas
- Terminal dos trilhos
- Etiquetas eletrônicas
As etiquetas eletrônicas são ótimas para mudar a precificação instantaneamente, sem o trabalho de ter que substituí-la por outras.
Porém, você precisará de trilhos específicos para etiquetas eletrônicas.
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